CULTURA E DIVERSÃO
“Belém e a Cop 30”. Esse é o tema da Coletânea de Poemas que alunos da Escola Estadual Padre Francisco Berton, do bairro do Tapanã, em Belém, lançaram, na quinta-feira (22), na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. Além de autografarem a cartilha, os alunos puderam recitar os poemas aos visitantes do estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa).
Todos os anos a Ioepa abre as portas para alunos de escolas públicas apresentarem suas produções textuais, por meio do projeto Portal do Conhecimento, coordenado pela diretora do órgão, Sandra Batista. A coletânea é resultado do trabalho com o gênero textual “Poema” que integra o conteúdo programático da disciplina Língua Portuguesa das turmas do Ensino Médio.
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Tânia Monteiro - responsável pelo projeto - o objetivo é incentivar o gosto pela leitura e assegurar o contato dos discentes com uma diversidade de gêneros textuais a fim de contribuir para a formação de cidadãos críticos e leitores proficientes. “O projeto visa também despertar o protagonismo juvenil e a formação de alunos/autores”, reforça a professora.
A partir da produção textual dos alunos é produzida uma coletânea com uma temática específica. Este ano, com a confirmação da vinda da COP 30 para Belém, o tema escolhido contemplou o assunto.
“Entendemos que é importante motivar a comunidade escolar a pensar sobre o tema e incluir a Educação Ambiental nas práticas diárias dos discentes”, explica a diretora da escola, Rosana Ribeiro.
As professoram explicam que a coletânea tem como foco a cidade de Belém e suas questões ambientais conectadas com o planeta, floresta, a vida, ao respeito de uns com os outros e de tudo mais que ronda a cabeça de jovens do Ensino Médio sobre o assunto. O projeto foi desenvolvido com os alunos das turmas 3001 e 3002, do turno da tarde, com atividades que envolveram pesquisas, debates, leitura, análise linguística, produção textual e questionamentos sobre o tema.
Turmas especiais da Escola Maroja Neto também têm trabalhos na área ambiental
Os alunos de turmas especiais e do Ensino Médio da Escola Estadual Maroja Neto também apresentaram seus trabalhos na área ambiental. Além de poemas, os discentes atendidos pelo Serviço de Atendimento Educacional Especializado fizeram uma performance destacando a vinda da Conferência das Mudanças Climáticas (Cop 30) para Belém, sob a coordenação da professora Marlúcia Carneiro e diretora Ana Miranda.
Com informações da Agência Pará
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.