A ministra, recentemente, expressou a necessidade de uma maior participação indígena durante a cúpula dos presidentes. Poderia compartilhar mais sobre esse ponto de vista?
Certamente. Acredito que é fundamental incluir uma representação mais significativa dos povos indígenas durante a cúpula dos presidentes. Em uma entrevista exclusiva à agência italiana de notícias ANSA, destaquei a importância de fortalecer a participação indígena nesse processo crucial de discussão sobre a proteção da Amazônia e nas decisões relacionadas.
A senhora pode nos falar mais sobre o evento "Diálogos Amazônicos" que está acontecendo em Belém entre 4 e 6 de agosto?
Claro. O "Diálogos Amazônicos" é um encontro que reúne aproximadamente 1.000 indígenas de diversos países da Amazônia. Este evento, que ocorre como uma pré-cúpula, visa proporcionar um espaço significativo para os Povos Originários discutirem e elaborarem um documento relevante, que posteriormente será apresentado aos presidentes. A intenção é assegurar que a voz dos povos indígenas seja ouvida e considerada nas discussões de alto nível.
Na entrevista, a senhora mencionou o desejo de garantir uma maior participação indígena na discussão do documento levado aos presidentes. Poderia explicar como planeja concretizar essa meta?
Como ministra, estou empenhada em colaborar com os governos para que o documento elaborado pelos Povos Originários seja devidamente incorporado. É crucial que os povos indígenas tenham um papel ativo não apenas na criação do documento, mas também na sua inclusão nas decisões tomadas pelos presidentes. Estou trabalhando para ampliar e fortalecer a participação indígena nos processos de discussão e nas instâncias de tomada de decisão, a fim de garantir a proteção adequada da Amazônia e dos direitos dos povos indígenas.
Além disso, a senhora mencionou sua confiança na meta de homologar 14 Terras Indígenas até o final do ano. Poderia fornecer mais informações sobre esse objetivo?
Com certeza. Estou otimista de que alcançaremos a meta de homologar 14 Terras Indígenas até o fim deste ano. Esses processos já avançaram além da etapa da portaria declaratória. Vale lembrar que a atribuição para essa etapa foi transferida para o Ministério da Justiça após a redução da pasta que eu liderava. No entanto, continuo comprometida em assegurar que essas Terras Indígenas sejam reconhecidas e protegidas, respeitando os direitos e a cultura dos povos indígenas.
Com informações do portal Terra.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.